Qual foi a sua maior dificuldade ao chegar nos Estados Unidos depois dos 50 anos de idade?
Ao desembarcar na América, carregamos nas nossas bagagens histórias de vida, experiências e sonhos, mas também sabemos que iremos enfrentar novos desafios reais, especialmente quando a mudança acontece depois dos 50 anos de idade.
E você? Qual foi a sua maior dificuldade?
Que conselho daria a outros brasileiros que estão vivendo esse momento agora?, escreva nos comentários.
A comunicação simples do dia a dia como ir ao mercado, marcar uma consulta médica, abastecer o carro ou até mesmo perguntar uma direção pode não ser tão complicado, porém quando exige uma conversação fluente, muitos de nós podemos nos sentir frustrados e inseguros.
Aprender inglês depois dos 50 exige paciência, mas é possível e libertador.
Uma das dificuldades inegável é que nós enfrentamos a solidão, estar longe da família, dos amigos, conhecidos e das nossas tradições pode gerar um vazio emocional, a dica é procurar se integrar à comunidade brasileira, participar de grupos locais (como o Brasileiros 50+ USA), fazer voluntariado, frequentar igrejas, ONGs eventos, ou cursos gratuitos ou pagos.
A adaptação ao novo estilo de vida e às regras do país também pode ser confusa, por isso, buscar informações confiáveis e trocar experiências com quem já passou por isso pode fazer toda a diferença.

Compartilhe seu depoimento.
Sua história pode ajudar e inspirar outras pessoas que estão recomeçando a vida nos EUA com coragem e maturidade.